Connect with us

Hi, what are you looking for?

Capital

Semana do Meio Ambiente contará com programação virtual e presencial

A Prefeitura de Porto Velho vai celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, cinco de junho, com a Semana Integrada de Meio Ambiente, que terá como temática principal a “Restauração de Ecossistemas”. Atividades presenciais e virtuais fazem parte da programação.

As atividades serão desenvolvidas entre os dias 05 e 08 de junho e estão em acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A programação será coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Estão previstos minicurso, oficinas, palestras, blitz educativa e mutirão de limpeza, além de concurso de desenho infantil, plantio de mudas e um grande seminário virtual.

URGÊNCIA

Fernanda Salvione, diretora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais e Mudanças Climáticas (DGPA) da Sema, explica que os eventos levam em conta a urgência de fazer as pazes com a natureza. “A degradação dos ecossistemas terrestres e marinhos compromete o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas em todo o planeta. Existe a necessidade de mudar o cenário atual”, argumentou.

CRONOGRAMA

A abertura da Semana do Meio Ambiente, no dia 5, acontecerá com o plantio de mudas, às 9h, no Skate Park. No dia seguinte, acontecerá o Seminário Virtual com o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade: Qual o papel das organizações?”, às 19h30min. Para esta atividade é preciso fazer a inscrição para o recebimento de certificação pelo Even3.

Também fazem parte da programação uma blitz educativa e Mutirão de Limpeza na Feira do Cai N’água, no dia 6 de junho, das 9h às 12h.

Já o minicurso “Formação de Educadores Ambientais” será realizado no dia 7 de junho, das 18h às 22h. As inscrições são feitas pela plataforma Even3.

“É uma oportunidade que temos de estender a difusão de conhecimentos a um público maior. Isto é importante para que as futuras gerações sejam alcançadas pelo conhecimento na área ambiental”, defende o secretário da Sema, Alexandro Miranda Pincer.

Semana conta com programação presencial e on-line

Na mesma plataforma serão feitas inscrições para a oficina sobre as atualizações de Mudanças Climáticas do Estado. O evento será no dia 8 de junho, das 8h às 12h.

DESENHO

“Como eu cuido do meio ambiente” é o tema do 1º Concurso de Desenho Infantil para envolver os alunos da rede pública e privada, com idades entre 8 e 10 anos, no âmbito do município. “A finalidade é incentivar as escolas e seus alunos na reflexão sobre suas atitudes e os impactos destas no meio ambiente e na saúde, considerando o momento de pandemia de Covid-19”, informou Fernanda Salvione.

O regulamento do concurso estabelece que o aluno deve estar matriculado, e se inscrever até o dia 18 de junho. Uma comissão julgadora composta por técnicos da Sema e de instituições parceiras, vai avaliar os trabalhos baseados nos critérios estabelecidos. Após a seleção, o resultado será divulgado no site da Prefeitura. (www.portovelho.ro.gov.br )

PREMIAÇÃO

Serão premiados os três melhores desenhos com um tablet cada um. Os alunos participantes também receberão certificados. As escolas serão certificadas como Amigas do Meio Ambiente. O encerramento das atividades acontecerá no dia 30 de junho, às 19h30, no Porto Velho Shopping.

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga balanço...