A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está implementando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerado um marco de relevância histórica para a Educação no Brasil.
A versão do documento curricular de Rondônia para a educação infantil e ensino fundamental surgiu a partir do alinhamento às propostas da BNCC, que define os conhecimentos essenciais que os estudantes têm direito a aprender, ano a ano, e apresentam as 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas e norteadas nas aprendizagens em todas as áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares.
O documento curricular mostra importantes contribuições, acreditando que o processo de ensino aprendizagem favorece no protagonismo dos estudantes dentro e fora da sala de aula.
A (re) elaboração do documento curricular de Rondônia foi constituída em um documento estruturado sob um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, focado no desenvolvimento de competências e habilidades, formalizado em diferentes componentes curriculares e, organizado para atender as etapas da educação infantil e ensino fundamental.
São pontos que orientarão o planejamento e as práticas pedagógicas dos professores com fins à produção dos processos de ensino-aprendizagem e foco na promoção da formação integral do estudante.
“Aliados a este documento, foi inserida a parte diversificada inerente ao município de Porto Velho, ressaltando aspectos relevantes do conhecimento que deverão ser adquiridos pelos estudantes da rede municipal de ensino”, explica a diretora do Departamento de Políticas Educacionais, Juliene Rezende Oliveira Vieira.
“Desde o final de 2017, momento em que o texto introdutório da Base e as partes referentes à educação infantil e ao ensino fundamental foram aprovados pelo CNE e oficializadas pelo MEC, estamos cumprindo o desafio de implementá-lo até o final do ano corrente”, acresccnta.
2020 é o ano dos currículos alinhados à BNCC chegarem às salas de aula das escolas municipais de Porto Velho e tem como foco o aluno no centro e professor como mediador da transformação fortalecendo o processo ensino aprendizagem.
A secretária adjunta municipal de Educação de Porto Velho, Gláucia Lopes Negreiros, relata que tem mobilizado toda rede, promovendo formações para servidores da Semed, equipe gestora, professores, equipe de apoio, monitores e outros, pois todos devem estar atentos ao documento, vez que serão os protagonistas neste processo que é fundamental para o sucesso almejado para a educação no município de Porto Velho.
Segue o link para acesso ao Documento Curricular do Estado de Rondônia.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=207
Fonte: Assessoria