Connect with us

Hi, what are you looking for?

Destaques

Semed vai adotar orientações da Base Nacional Curricular

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está implementando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerado um marco de relevância histórica para a Educação no Brasil.

A versão do documento curricular de Rondônia para a educação infantil e ensino fundamental surgiu a partir do alinhamento às propostas da BNCC, que define os conhecimentos essenciais que os estudantes têm direito a aprender, ano a ano, e apresentam as 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas e norteadas nas aprendizagens em todas as áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares.

O documento curricular mostra importantes contribuições, acreditando que o processo de ensino aprendizagem favorece no protagonismo dos estudantes dentro e fora da sala de aula.

A (re) elaboração do documento curricular de Rondônia foi constituída em um documento estruturado sob um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, focado no desenvolvimento de competências e habilidades, formalizado em diferentes componentes curriculares e, organizado para atender as etapas da educação infantil e ensino fundamental.

São pontos que orientarão o planejamento e as práticas pedagógicas dos professores com fins à produção dos processos de ensino-aprendizagem e foco na promoção da formação integral do estudante.

“Aliados a este documento, foi inserida a parte diversificada inerente ao município de Porto Velho, ressaltando aspectos relevantes do conhecimento que deverão ser adquiridos pelos estudantes da rede municipal de ensino”, explica a diretora do Departamento de Políticas Educacionais, Juliene Rezende Oliveira Vieira.

“Desde o final de 2017, momento em que o texto introdutório da Base e as partes referentes à educação infantil e ao ensino fundamental foram aprovados pelo CNE e oficializadas pelo MEC, estamos cumprindo o desafio de implementá-lo até o final do ano corrente”, acresccnta.

2020 é o ano dos currículos alinhados à BNCC chegarem às salas de aula das escolas municipais de Porto Velho e tem como foco o aluno no centro e professor como mediador da transformação fortalecendo o processo ensino aprendizagem.

A secretária adjunta municipal de Educação de Porto Velho, Gláucia Lopes Negreiros, relata que tem mobilizado toda rede, promovendo formações para servidores da Semed, equipe gestora, professores, equipe de apoio, monitores e outros, pois todos devem estar atentos ao documento, vez que serão os protagonistas neste processo que é fundamental para o sucesso almejado para a educação no município de Porto Velho.

Segue o link para acesso ao Documento Curricular do Estado de Rondônia.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=207

Fonte: Assessoria

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

Nesta manhã, a diretoria do SINPOL, reuniu-se com o Secretário de Saúde, Dr. Fernando Máximo, com o Secretário de Segurança Adjunto, Dr. Hélio Gomes...