Connect with us

Hi, what are you looking for?

Capital

Semusa abre vacinação por demanda espontânea para pessoas com mais de 50 anos com comorbidades

Porto Velho abre, apenas nesta quinta-feira (20), das 9h às 16h, no Campus I da Faculdade Uniron, na Avenida Mamoré, zona Leste da capital, a vacinação por demanda espontânea para pessoas com comorbidades acima de 50 anos.

Segundo a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes, a vacinação por demanda espontânea está sendo realizada pelas particularidades da vacina da Pfizer, que atende este grupo: “Hoje nós recebemos mais um lote de Pfizer e com esse novo lote já estamos organizando atender um novo público, com isso, precisamos utilizar essas doses”, explica.

Hoje o município está atendendo pessoas com 50 anos ou mais, porém, com a chegada de 4.680 doses, a ideia é baixar a faixa etária para a partir de 45 anos.

As doses da Pfizer chegaram ao estado e ficam apenas com o município de Porto Velho por conta das características de armazenamento da vacina.

A Semusa reforça que, à medida que for recebendo novas remessas de imunizantes, irá convocar a população para receber a aplicação e que continuará organizando o fluxo através do SASI.

COMORBIDADES

Imunização é destinada ao grupo acima de 50 anos com comorbidadeSão definidas como comorbidades, neste caso, as seguintes doenças: diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme e obesidade grave.

COMPROVAÇÃO

A comprovação da comorbidade é obrigatória e deverá ser realizada no ato da vacinação, conforme recomendações do PNI. Serão aceitos como comprovação de doença pré-existente: exames, receitas, relatório ou laudo médico, prescrição médica emitidos entre 2019 e 2021. Além disso, o cartão do BPC, hiperdia, documento oficial de identidade com a indicação da deficiência também servem como comprovantes, entre outros.

SEGUNDA DOSE

Além do uso de Pfizer para a primeira aplicação, nesta quinta-feira a Semusa continua com a aplicação de segunda dose de Cornavac, na Faculdade Fimca, da seguinte forma:

Das 9h às 13h: pessoas vacinadas com 1ª dose do dia 09/04 até15/04
Das 13h às 16h: pessoas vacinadas com 1ª dose do dia 16/04 até 21/04

A Divisão de Imunização reforça que a imunização de Coronavac com a segunda dose acontece das 9h às 16h, sem a necessidade de gerar filas, já que todos que receberam a primeira dose nas datas estipuladas irão receber a segunda dose.

Assessoria

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Mundo

Atualmente, é comum que navegadores de internet como o Google Chrome ou o Safari já venham de fábrica instalados diretamente nos sistemas operacionais. Porém,...