Capital Rondônia

Semusa alerta para o final do prazo da campanha de vacinação

Na reta final da campanha, grávidas, crianças e puérperas ainda são minoria entre os vacinados

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) alerta as mulheres grávidas, puérperas (mães no pós- parto até 45 dias), e os pais de crianças a partir de seis meses e menores de seis anos, que e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe encerra no próximo dia 30 de junho. Todas as unidades de saúde disponibilizam a vacina das 8h às 18h de segunda a sexta-feira.

A vacina é uma proteção contra a gripe H1N1, H2N3 e Influenza B, além de ser importante para reduzir complicações, internações e mortes. Em Porto Velho, a campanha tem registrado baixa adesão entre os públicos que fazem parte da terceira fase.

Segundo o departamento de Imunização da Semusa, enquanto na primeira fase a adesão dos idosos foi maior até do que o público previsto, atingindo 146% de cobertura, as crianças vacinadas até agora foram apenas 24%, gestante 19% e puérperas 25%, todos da terceira fase da campanha.

A situação gera alerta nas equipes de saúde, “a nossa preocupação é porque estamos praticamente encerrando a campanha e essa população está desprotegida”, diz a coordenadora de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes.

Vacinação de Rotina

A Semusa também registrou queda na procura pela vacinação de rotina em crianças e adolescentes, que continua sendo aplicada nas unidades de saúde. São consideradas de rotina as doses de tetravalente, poliomielite, tríplice viral, hepatite, febre amarela, entre outras.

As vacinas conta a gripe e de rotina estão disponíveis em todas as unidades de básicas de saúde e podem ser aplicadas das 8h às 18h. Encontre a unidade mais próxima da sua casa no link https://sempog.portovelho.ro.gov.br/artigo/27786/unidades-municipais-de-saude.

Comdecom