Capital Rondônia

Semusa realiza mutirão para colocação de dispositivo intrauterino

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realiza, nos dias 3 e 10 de outubro, mutirão para colocação do dispositivo intrauterino (DIU) em mulheres com idade fértil previamente agendadas. As pacientes beneficiadas nos mutirões já fazem acompanhamento médico nas unidades básicas de saúde e o agendamento foi realizado através do Programa de Saúde da Família.

Serão atendidas nove pacientes neste sábado (3) e mais 10 pacientes no sábado seguinte, 10 de outubro. A colocação do DIU acontecerá no Centro de Referência em Saúde da Mulher, localizado na Rua Venezuela, 2356 – Embratel, ao lado da Maternidade Municipal.

Importante enfatizar que o agendamento prévio para estes mutirões já foi realizado. As mulheres em idade fértil interessada na colocação de DIU devem procurar uma unidade básica de saúde para passar por avaliação médica e, posteriormente, ser encaminhada para colocação do dispositivo.

O Dispositivo Intrauterino (DIU) é um pequeno objeto inserido no útero da mulher para atuar como contraceptivo, método para evitar gravidez.

Planejamento reprodutivo

Todas as unidades básicas de saúde da rede municipal realizam o trabalho de planejamento reprodutivo e familiar com a distribuição dos métodos de contracepção oral e injetável.

As unidades básicas de saúde atendem as mulheres e adolescentes no planejamento reprodutivo e, uma vez que essa usuária demonstra interesse em inserir o DIU, é encaminhada, via regulação, para o Centro de Referência em Saúde da Mulher, para inserção do dispositivo.

Assessoria