Capital Rondônia Saúde

Semusa segue protocolo de segurança após confirmação da primeira morte

Tão logo tomou conhecimento da primeira morte de Covid-19 confirmada em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) colocou em prática as medidas estabelecidas pelo protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o avanço da doença.

A equipe técnica do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Semusa visitou toda a região onde a paciente residia, para informar sobre o caso e orientar quais os procedimentos de prevenção devem ser seguidos pelos moradores da vizinhança.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Porto Velho (CIEVS) também acompanha o caso. Devidamente equipados, os técnicos visitaram a residência da vítima para conversar com os familiares. O objetivo desse trabalho é mapear a movimentação da vítima em busca de informações que possam revelar de que forma a doença foi contraída, já que não havia histórico de viagens para fora do Estado.

A mulher, que tinha 66 anos, era portadora de morbidades, ou seja, quando há doenças que predispõem o paciente a desenvolver outras doenças. Além de cardíaca, era hipertensa e diabética. Ela chegou ao Pronto Atendimento José Adelino da Silva às 14h37 do último sábado (28), em estado grave, apresentando muito dificuldade para respirar. Tão logo recebeu os primeiros atendimentos, foi encaminhada para o Cemetron.

Fonte: Assessoria