Saúde

Sesau reforça mutirão de cataratas para realizar 300 cirurgias neste fim de semana

Above

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciou nesta quinta-feira (21) até domingo (24), o reforço de cirurgias de catarata, que tiveram início num mutirão, no mês de julho deste ano.

Nos quatro dias de atendimentos, a expectativa é que 300 cirurgias sejam realizadas pela empresa contratada pela Sesau, através de licitação, para este fim. “Nossa meta é zerar a fila de catarata em Porto Velho e, em breve, também no interior”, explicou Fernando Máximo, secretário titular da Sesau.

O mutirão foi criado para atender pacientes que aguardavam há mais de dois anos para a realização da cirurgia.  Já foram realizadas, de julho até outubro, 433 cirurgias de catarata, por meio do mutirão. Essa força tarefa terá duração de um ano, até que cerca de duas mil pessoas que aguardam pelo procedimento sejam atendidas.

Segundo a gerente de regulação, Kênia Ribeiro, as pessoas que vão passar pelo procedimento neste fim de semana já foram contatadas. “Fizemos uma atualização na fila desde que o mutirão iniciou e entramos em contato com estes pacientes para os procedimentos de exames pré-operatórios”, detalhou.

A gerente reforça a importância dos pacientes não faltarem no dia dos procedimentos agendados. Os pacientes devem comparecer à Clínica Sol, na avenida Calama, nº 1362 com todos os encaminhamentos e exames.


Fonte
Texto: Dislene Queiroz
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom – Governo de Rondônia

Below