Connect with us

Hi, what are you looking for?

Capital

Sindicato tem pedido negado para a substituição de delegados sindicais em ação contra a Fenaspen

A Justiça do Trabalho não reconheceu o direito do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Rondônia (Singeperon) que buscava a substituição de delegados sindicais e a retirada dos atuais dirigentes regionais na Federação Sindical Nacional de Servidores Penitenciários (Fenaspen).

 

Segundo a sentença da juíza do Trabalho Substituta da 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO, Carolina da Silva Carrilho Rosa, o Singeperon teve suspenso os seus direitos e deveres perante à Fenaspen por não cumprir com suas obrigações relativas ao recolhimento da contribuição sindical.

 

Na ação que ingressou contra a Federação, o Sindicato alegou que, desde 01/06/2018, quando foi empossada a sua nova e atual diretoria, os representantes da Fenaspen que pertenciam à diretoria administrativa anterior do sindicato têm deliberado sem qualquer participação dos atuais gestores.

Argumentou também que os atuais representantes da Fenaspen em Rondônia não teriam direito à licença, de permanecerem à disposição do sindicato com ônus para o Estado, pois o mandato classista havia findado em 31/05/2018. Dessa forma, solicitou que fossem substituídos pelos nomes indicados na ação, bem como que os atuais dirigentes fossem retirados da disposição com ônus para o Estado e a consequente apuração da responsabilidade da Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus).

No entanto, o Juízo confirmou que não houve vício formal ou material no que se refere à escolha dos delegados sindicais pela Fenaspen capaz de amparar a tese defendida pelo autor do processo, já que este não fez prova de irregularidades no trâmite da eleição dos novos delegados sindicais.

O Singeperon ainda teve a tutela de urgência e os embargos de declaração rejeitados pela Justiça do Trabalho. O pedido de justiça gratuita também foi negado, obrigando a entidade sindical a arcar com as custas processuais.

Cabe recurso da decisão.

(Processo n. 0000897-34.2019.5.14.0006)

O Rondoniense (Ascom/TRT 14ª)

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...