Capital

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apresenta aos Vereadores da Capital serviços realizados em RO

o Presidente do Sistema Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho
Above

Os serviços e atendimentos realizados pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, em Rondônia, foram apresentados aos Vereadores de Porto Velho, na última terça-feira (04) na Câmara Municipal. Em seu pronunciamento o Presidente do Sistema Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho defendeu a importância do Sistema S para toda a população.

“Hoje os nobres parlamentares tem a oportunidade de conhecer mais sobre as nossas ações, para que possam também defender essas instituições que fazem a diferença na capacitação, qualificação profissional e promove qualidade de vida aos nossos comerciários e seus dependentes, seja através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-Senac, ou ainda pelo Serviço Social do Comércio-Sesc, proporcionando, cultura, saúde, educação, lazer e assistência não só para os comerciários mas a população em geral e por meio da Federação trabalhando em defesa do comércio. Somos um Sistema Integrado Contribuindo para o Desenvolvimento de Rondônia”, afirmou Raniery.

O Diretor Regional do Sesc, Osvino Juraszek e o Diretor Regional do Senac Hilton Gomes apresentaram na ocasião, os números de atendimentos realizados no Estado. O Sesc conta hoje com 09 unidades operacionais em Rondônia e 02 unidades móveis do BiblioSesc, uma em Porto Velho e outra em Ji-Paraná. Mais de 2 mil alunos são atendidos na educação infantil, educação fundamental e educação de jovens e adultos, com destaque ainda para as ações no Programa Saúde, com palestras e oficinas gratuitas que totalizaram mais de 920 mil. Outros destaques são os Programas Mesa Brasil que já conseguiu arrecadar mais de 490 mil quilos de alimentos, beneficiando mais de 10 mil pessoas com doações e o Programa da Terceira idade do Sesc que atende gratuitamente 370 idosos com oficinas, palestras, lazer, atividades esportivas e dança.

Já o Senac possui 07 escolas de educação profissional no Estado e 03 carretas-móveis de informática e gestão, sendo uma na cidade de Vilhena e duas em Ji-Paraná. Atualmente mais de 50% dos cursos ofertados pela instituição são gratuitos, para a população com renda familiar de até 2 salários mínimos.

Em 2018, foram realizadas 23 mil matrículas, sendo que dessas, 1.656 foram em cursos técnicos e 2.452 em cursos de aprendizagem. O Senac também oferece mais de 300 opções em cursos de educação a distância, nos níveis: básico, técnico, graduação, pós-graduações e extensão universitária. Além disso, foi lançado recentemente o Programa Senac Comércio, com oferta inicial de 110 títulos de cursos direcionados principalmente para os vendedores.

A Fecomércio também apresentou as ações e bandeiras que defende em prol do desenvolvimento do Comércio e do Turismo em Rondônia. Na oportunidade, a consultora da Presidência, Cileide de Macedo destacou a luta para a melhoria dos aeroportos dos Municípios de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Guajará-Mirim através do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional-PDAR.

Foram citados ainda a conquista do Sistema Elos, conectores de embarque e desembarque, o Alfandegamento do Terminal de Passageiros e Cargas do Aeroporto de Porto Velho e a importância da redução do ICMS sobre combustíveis de aeronaves.

Estiveram presentes na ocasião os Diretores da Federação, José Nilson, Hélio Natori, José Arcanjo e Diego Prado. Marcaram presença ainda, o Diretor de Programas Sociais do Sesc, João Daniel, a Diretora Administrativa e Financeira do Sesc, Samia Socorro de Melo, o Diretor Regional do Senac, Hilton Gomes, a Diretora Financeira do Senac, Giselle Araujo e o Diretor de Tecnologia e Informação do Senac, José Benedito. Depois da apresentação os parlamentares foram convidados para um Coffee Break com cardápio regional preparado pelos Chefs do Senac Manoel Evangelista, Adriana Magnoler e Geane Rodrigues.

Below