Connect with us

Hi, what are you looking for?

Capital

SISTEMA SOCIOEDUCATIVO – Encontro apresenta ações para o sistema com diversas entidades

Instituições que atuam no atendimento ao adolescente em conflito com a lei, o sistema socioeducativo em Rondônia, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 14, no auditório da Vara Infracional e de Execução de Medidas Socioeducativas para apresentação do cronograma de trabalho em diferentes áreas de atuação. Coordenado pelo juiz Marcelo Tramontini, responsável pela Vara, o encontro propôs a troca de experiências e traçou um panorama dos desafios para a execução do sistema no estado.

Juiz Marcelo Tramontini / Foto: Assessoria

Ao apresentar a equipe de trabalho na Vara, o magistrado expôs os resultados positivos obtidos nos últimos anos com a execução de ações que têm por fim produzir elementos que auxiliem no desafio do enfrentamento da violência envolvendo crianças e adolescentes. “As medidas socioeducativas vêm caindo, mas os dados ainda são alarmantes. Por isso, a necessidade de nos organizamos com os profissionais do serviço público, que muitas vezes não se conhecem”, disse, ao abrir o encontro.

O cumprimento das execuções de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade, destinadas a adolescentes em conflito com a lei, em Rondônia, conta com quatro seções de atendimento que foram apresentadas na oportunidade. Os profissionais que trabalham na Seção de Estudos Sociais e Psicologia abordaram a importância do levantamento social realizado dentre os adolescentes. Já os servidores lotados na Seção de Acompanhamento da Execução de Medidas em Meio Aberto falaram sobre o trabalho na fiscalização dos adolescentes em liberdade assistida e os que prestam serviços comunitários.

Com foco na fiscalização das unidades de internação, servidores da Seção de Administração e Fiscalização Institucional ressaltaram a importância da atuação em busca do cumprimento do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Outra área de atuação, a mais recentemente efetivada, é a da Justiça Restaurativa, técnica de solução de conflito e violência por meio conciliador, que também teve seus benefícios destacados no encontro.

Promotora de Justiça Priscila Matzenbacher / Foto: Assessoria

Com forte atuação no sistema socioeducativo a equipe da Fease, Fundação vinculada à Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) que atua no sistema, evidenciou os resultados produzidos pelas atividades com foco no jovem infrator. “Tivemos atividades importantes desenvolvidas no ano passado, como por exemplo a visita de um grupo nos principais pontos turísticos do estado, guiados por um historiador. Percebemos que isso despertou um grande interesse nos jovens pela história da cidade e isso pretendemos manter”, disse Antônio Francisco Gomes Silva, presidente da Fease.

A reunião também contou com representante do Ministério Público do Estado. Recém designada para atuar na Promotoria de Infância, a promotora de Justiça Priscila Matzenbacher agradeceu ao convite do Poder Judiciário e se colocou à disposição para colaboração na Vara, dentro das atribuições. “Esse contato do profissional com outro profissional que atua no sistema auxilia no atendimento do usuário é importante. O sistema socioeducativo não pode ser fantasioso; precisamos lutar para garantir que esses direitos sejam efetivados de fato”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Brasil

Falta de matéria-prima importada ameaça fabricação de imunizantes contra a covid no país. IFA que chegaria esta semana para o Butantan só desembarca na...