Destaques Interior

Sobe de 46 para 83 casos de coronavírus em São Miguel do Guaporé em 24 horas

A contaminação de Covid – 19 de aproximadamente 30 funcionários do frigorífico da JBS no município de São Miguel do Guaporé foi denunciado pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e Ministério Público do Trabalho (MPT) e em seguida interditado pelos órgãos. Outros 40 funcionários apresentam sintomas.

Com o contágio entre funcionários do frigorífico da JBS, o número de pessoas positivadas por coronavírus na cidade aumentou de 46, na segunda – feira (25) para 83 casos nesta terça – feira (26). É o que os boletins da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau).

A Semsau afirma que a cidade já possui dois óbitos, sendo um deles de um paciente que era funcionário do frigorífico da cidade. Dos 83 pacientes infectados com o novo coronavírus, apenas dois estão curados.

O crescimento rápido de casos de Covid-19 em São Miguel tem chamado a atenção do governo de Rondônia, que já prometeu enviar uma equipe de saúde preparada para conter o avanço do coronavírus na região.

Em coletiva de imprensa, nesta semana, o secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, contou que um dos fatores responsáveis pelo rápido avanço de coronavírus na cidade pode ser uma contaminação em massa ocorrida no frigorífico.

Máximo afirmou já estar em contato com autoridades do município e que testes rápidos e insumos estão sendo enviados, e cerca de 1.000 kits de testes rápidos foram encaminhados para o São Miguel do Guporé.

JBS diz que seguir protocolo para proteger seus funcionários

Diante da repercussão que envolveu a empresa, a empresa JBS manifestou através de nota que possui como protocolo a proteção de seus funcionários.

Segundo a empresa, desde o início dos contágios de Covid-19, tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a doença em suas unidades conforme as orientações dos órgãos de saúde e do Hospital Albert Einstein, além de especialistas médicos contratados pela Companhia para apoiar na implantação rigorosa de medidas para a proteção de seus colaboradores.

Entre as ações adotadas pela Companhia, estão:

  • Afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco como maiores de 60 anos, gestantes e todos os que tiveram recomendação médica;
  • Ampliação da frota de transporte;
  • Desinfecção diária das unidades;
  • Medição de temperatura de todos antes do acesso às fábricas;
  • Vacinação contra gripe H1N1 para 100% dos colaboradores;
  • Ações de distanciamento social;
  • Forte comunicação de prevenção e cuidados, entre outras.

A empresa JBS reitera que todas as medidas adotadas estão a de acordo com os mais altos padrões.

Saiba mais sobre as medidas de saúde e segurança adotadas pela JBS:

https://jbs.com.br/comunicacao/covid-19-principais-medidas-de-protecao/