CulturaDestaques

Tá chegando o Campus Party Rondônia; confira os destaques da área gratuita

Para não deixar ninguém de fora da maior experiência tecnológica do mundo, a Campus Party Rondônia oferece um espaço gratuito e aberto ao público com inúmeras atividades, que agradam a todos os perfis – crianças, adolescentes e adultos. Assim como vem ocorrendo em outras edições da Campus Party pelo país, a de Rondônia também terá um dia a mais de Open Campus para que todos tenham mais tempo para curtir a intensa programação. O espaço funcionará entre 02 e 04 de agosto, das 10h às 20h, com circulação permitida até às 21h, e no dia 5 de agosto, das 10h às 15h, com circulação até às 16h no SESI, em Porto Velho. A expectativa é de receber mais de 20 mil pessoas.

Quem passar pelo local poderá se divertir em uma área freeplay, participar de eletrizantes batalhas de drones, presenciar mostras de projetos acadêmicos e startups com ideias inovadoras, além de integrar oficinas de robótica e linguagem de programação.

“A Open Campus é um espaço totalmente democrático dentro do evento. Serve para quem quer sentir um gostinho da experiência do que é uma Campus Party. Para isso, trazemos atividades e uma vasta programação, pensada para agradar pessoas de todas as idades, geeks, entusiastas da tecnologia, mas que sobretudo venham e tragam consigo a curiosidade para conhecer uma série de novidades e inovações em universos como tecnologia, saúde, negócios, mobilidade, serviços e na educação. Para esse último temos uma área exclusiva, que recebe grandes especialistas para ministrar palestras, dar oficinas e workshops”, explica Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Confira abaixo as principais atividades da área:

Educação do Futuro

Tem como objetivo debater as transformações atuais e tendências propondo melhorias e soluções para as universidades brasileiras. Nele estarão presentes reitores e diretores de grandes instituições de ensino de todo o país, além de outros atores representativos das instituições de ensino como empresários, professores e os próprios alunos. O espaço tem parceria do UNICEF e do MIT Media Lab. Algumas das atividades:

 

·         Scratch Day – Case Amazonas – 2/8, das 13h às 14h

Scratch Day é evento mundial organizado pelo MIT Media Lab onde as pessoas se reúnem para celebrar o Scratch, uma plataforma de codificação gratuita que conta com uma imensa comunidade online, destinada para que crianças, jovens e adultos adentrem ao mundo da programação.

 

·         Aprendizagem Criativa e Educação do Futuro – 4/8, das 13h às 14h

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa reúne educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações interessados na implantação de abordagens educacionais mais mão na massa, criativas e interessantes em escolas, universidades, espaços não-formais de aprendizagem e residências de todo o Brasil. A implementação do Núcleo Regional do Amazonas tem passado por muitos desafios que precisam ser revelados e discutidos, como por exemplo, o de levar a Rede para comunidades do interior do Estado que não possuem conexões de internet, computadores e, às vezes, sequer energia elétrica. Ao mesmo tempo, a Rede está conectando pessoas que têm realizado ações importantes, mas que nem sempre são evidenciadas ou divulgadas, como são os casos de projetos como o UFAMakers, CRIAR, Letramento em Programação, Cunhantã Digital, entre outros. A criação do Núcleo Regional da Rede de Aprendizagem Criativa no Amazonas, tem propiciado experiências extremamente valiosas relacionadas a uma aprendizagem mais criativa e à disseminação de atividades mão na massa que fortalecem a autonomia e o espírito investigativo. Apresentaremos a forma como a Rede está sendo estruturada e disseminada na região do Amazonas e como ela está se conectando com o resto do país.

 

·         Oficina de Scratch – 2/8, das 15h às 17h e 3/8, das 18h às 20h

Apresentaremos a plataforma Scratch como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento do pensamento computacional e na introdução das linguagens de programação. O participante aprenderá de forma prática e divertida a criar projetos com o Scratch que vão de simples animações à games interativos com a câmera do computador. Discutiremos sobre as diversas metodologias e estratégias para adotar os projetos em cursos curriculares e extracurriculares e, também, com propostas de aplicação multi e interdisciplinar.O Scratch é um software livre desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, com fins educacionais, apresentando possibilidades de aprendizagem, sendo um propulsor a criações através da linguagem de programação, criação de jogos e animações, despertando o raciocínio lógico, resoluções de problemas, colaboração e a criatividade, inovando a aprendizagem, através da combinação de fotos, desenhos, sons e muita Animação.

 

·         Oficina com BBCX Micro:bit – 3/8, as 15h às 17h e 4/8, das 18h às 20h

O BBC micro:bit é um microcontrolador de fácil manipulação que foi desenvolvido em 2015 na Inglaterra e recentemente chegou ao Brasil. Cada participante terá a oportunidade de aprender a programá-lo e pensar em um modo divertido e criativo para desenvolver projetos, utilizando sensores de luminosidade, temperatura, bússola, bluetooth e matriz de LEDs embarcados na própria placa e dispositivos que podem ser acoplados a ela, como servomotores, sensores de umidade e movimento, dentre outros. Pretende-se fornecer subsídios para a compreensão de conceitos básicos de programação, que é realizada diretamente no site do Micro:bit ou em ambientes alternativos, como na IDE do Arduino ou no software Scratch, incentivando a realização de projetos que envolvam tecnologia e elementos da cultura maker.

 

·         Ensino da lógica matemática através de jogos educacionais – 3/8, das 10h30 às 11h30 e das 11h30 às 13h

Desenvolver um jogo educativo especialmente para auxiliar no ensino das funcionalidades dos símbolos da lógica.

 

·         RobotiCampus Kids – 5/8, das 10h30 às 15h

Um dia de experimentação de uma educação do futuro, para crianças de 08 a 80 anos. Pais e Filhos juntos contribuindo. Traga seu filho e venha aprender um pouco mais sobre robótica estrutural e criativa.

 

·         Palestra Educação 4.0 – 3/8, das 13h às 14h

Atualmente a Escola tem buscado novas formas e tecnologias para acompanhar o grande desenvolvimento tecnológico que vivemos com um mercado cada vez mais operando por meios de robôs e com sistemas de automação cada vez mais inteligentes. Entramos na era da Educação 4.0 em que o desenvolvimento do pensamento computacional e habilidades tais como criatividade, compartilhamento de resoluções de problemas, liderança e inteligência emocional para gerenciar conflitos são pontos de extrema relevância na formação dos nossos jovens. Esta atividade pretende mostrar um pouco do potencial educativo que a placa micro:bit pode oferecer com sua interface iconográfica de programação, mas também com outras possibilidades tais como programação na IDE do Arduino ou até mesmo com o Scratch. Faremos também alguns exercícios em que os educadores poderão incorporar projetos de temas curriculares a partir desta pequena, mas poderosa ferramenta.

 

ARENA DE DRONES

Demonstração de Drones ao Público: voos de drones de diversos tipos, pilotados pela equipe do Mirante Lab e colaboradores, demonstrando as possibilidades e atividades que seguem ao longo do dia (Warm-up).

Batalha de Drones: Uma competição aberta a qualquer pessoa com 10 anos ou mais de idade, selecionados de acordo com gincanas promovidas no local. Os participantes são submetidos a diversos desafios e os melhores se enfrentam no final. Ganha aquele que derrubar o drone do adversário primeiro (“Dois drones entram, um drone sai”).

 

FREEPLAY

Cada dia é dedicado a um jogo, sendo que os principais são: League of Legends (LOL), Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), Dota 2, Fifa e Street Fighter V.

As inscrições são sempre realizadas no espaço Freeplay. Para os jogos LOL, CS:GO e Dota 2, que são jogos de computador e de times de cinco jogadores, as inscrições são limitadas em 16 times e, logo após as inscrições, a chave é criada aleatoriamente, levando em conta que é um campeonato amador e para diversão apenas. Com as chaves criadas, os times jogam entre si no formato de eliminação simples até o fim das semifinais, com partidas “melhor de 1”. A final, melhor de 3, é feita no último dia, junto com as outras modalidades. Para Fifa e Street Fighter, por ser individual e no console, não há limites de inscrição, já que é mais rápido. O esquema é o mesmo, após as inscrições é criada a chave aleatoriamente e os jogadores vão jogando até sobrarem apenas os finalistas, que jogarão no último dia. A parte de campeonatos da Free Play geralmente começa às 18h todos os dias.

 

ROBÓTICA

Campeonato de robótica, com criação de robô. Deve ser criado um robô autônomo capaz de interagir com o ambiente em que ele se encontra para realizar determinada tarefa. Descrição, inscrição e link com as três categorias do campeonato: http://www.gpmecatronica.com.br/beiradeiro-robot-challenge

 

STARTUP & MAKERS

O programa de incentivo ao empreendedorismo da Campus Party que já ajudou mais de mil startups, se tornou uma verdadeira plataforma para empresas com potencial de crescimento. Com um modelo único que reúne networking, interação, conhecimento e possibilidade de contato com empresas e investidores, o programa selecionou para essa edição 40 startups em dois estágios: Early Stage (embrionária) e Growth Stage (mais avançada). Trata-se de uma ótima oportunidade para conhecer as ideias e tecnologias que podem muito em breve fazer parte do nosso dia a dia.

 

PALCO EMPREENDEDORISMO

Entre os dias 2 e 5 de agosto, investidores, incubadores, empreendedores e donos de startups marcam presença no Palco Empreendedorismo para contar suas experiências e ensinar a trilhar os caminhos para quem pretende empreender e abrir sua startup. Na ocasião, especialistas se reunirão para mostrar o passo a passo – da abertura à operação e à consagração do seu negócio, bem como debater aspectos diretamente ligados ao ecossistema de empreendedorismo de Rondônia e da região Norte como um todo.

Entre alguns dos temas que serão discutidos neste período no espaço estão:

 

·         Construindo startups de sucesso: inovando na Amazônia

·         Tenho uma startup: e agora como ganhar dinheiro?

·         Os desafios das startups rondonienses: da inovação à operação

·         Economia Criativa e Empreendedorismo

·         Startups na Amazônia, é possível? – Mostrar cases que deram certo e o que torna o caminho das startups mais difícil fazendo com que vários empreendedores desistam

·         Tecnologia, moda e um modelo de negócio disruptivo: Através de um case de moda e tecnologia, Renan Serrano compartilha estratégias que desafia o participante a transmutar suas realidades e criar projetos de impacto global que não requisite investir dinheiro antes do resultado! No fim da palestra, ocorrerá o lançamento oficial da Transparencia.me, uma comunidade que nasce dentro da Campus Party, desenvolvida em cima do blockchain, proporciona oportunidade de renda para os participantes de maneira descentralizada.

CAMPUS FUTURE

Mostra de projetos acadêmicos desenvolvidos em salas de aula por alunos de graduação, recém-formados e em centros de pesquisas de todo o Brasil. De forma interativa, os visitantes se divertem com as “engenhocas” e podem experimentar os protótipos criados pelos estudantes.

INCLUDE

Projeto fruto de parceria entre o Instituto Campus Party e o Governo de Rondônia, o Include consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia e que tem como objetivos, identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas do país, criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepara-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender de ajuda externa.

 

ESTANDES PATROCINADORES

A Open Campus ainda conta com palestras, desafios e brindes oferecidos pelos patrocinadores. Marcarão presença estandes de organizações como: MCTIC, IBICT, Sebrae, Globo, São Lucas, FIERO, Rovema (que falará sobre tecnologias sustentáveis) e o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).

Serviço Open Campus:

De 02 a 05 de agosto de 2018

De 02 a 04 de agosto, das 10h às 20h, e no domingo, 5, das 10h às 15h.
SESI Porto Velho
Porto Velho – Rondônia
Mais informações:  http://brasil.campus-party.org/cprondonia/

 

Sobre a Campus Party:

A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.

Fonte: Virta Comunicação Corporativa

Comentários

Etiquetas

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Olá, muito bom! Gratidão pelo conteúdo fenomenal. Quero já aproveitar e te convidar a dar uma olhadinha em meu Blog também, pois compartilho dicas tops quais acredito que possa te ajudar de fato! Conferi lá, Blz? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios