Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Talibãs anunciam conclusão das negociações de paz com os Estados Unidos

Os talibãs anunciaram nesta segunda-feira a conclusão do acordo com os Estados Unidos depois de mais de um ano de negociações, o que permitirá a assinatura de um tratado em Doha, no Catar, no fim deste mês, o que poderá abrir o caminho para o fim da guerra no Afeganistão.

Segundo os insurgentes, o pacto, que permitirá o início de conversas diretas entre os afegãos, o que os talibãs se negaram a fazer ate hoje, contempla não só a retirada progressiva das tropas americanas no país asiático, mas também a libertação de parte dos rebeldes presos por forças afegãs.

“Nossas negociações com os Estados Unidos foram concluídos, e o acordo entre as duas partes está encerrado”, afirmou à Agencia Efe o porta-voz talibã Suhail Shaheen.

O representante dos insurgentes apontou ainda que nos próximos dias, as duas partes, separadamente, informarão os detalhes do acordo e a data exata para a assinatura do documento.

Shaheen explicou ainda que as conversas entre o governo do Afeganistão, os políticos locais e os talibãs começarão depois que seja assinado o documento em Doha.

MEDIDAS ADOTADAS.

O primeiro passo depois da assinatura do acordo será a liberação, por parte das autoridades afegãs de 5 mil rebeldes dos 11 mil presos. Em troca, os talibãs também liberariam aproximadamente mil prisioneiros.

Além disso, apesar da falta de detalhes do processo, a partir de rascunho elaborado em setembro do ano passado, 5 mil soldados americanos deixariam o Afeganistão nos primeiros 135 dias após a assinatura do documento.

O anúncio de hoje é feito depois que, na última sexta-feira, Estados Unidos e talibãs alcançaram um acordo para reduzir a violência no país asiático durante sete dias.

 

EFE Cabul

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...