Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rondônia

Taxa de desocupação em Rondônia se mantém estável no primeiro trimestre de 2021

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) referente ao primeiro trimestre de 2021 mostrou que Rondônia registrou taxa desocupação de 11,4%, mantendo-se estável quando comparada com o último trimestre de 2020. Já a taxa brasileira registrou aumento, atingindo 14,7%.
No estado, os empregados permanecem como o maior grupo por categoria do emprego, representando 58,3% das pessoas ocupadas no primeiro trimestre deste ano. Entre os empregados, 67,7% estavam ocupados no setor privado; 24,9% no setor público e 7,4% eram trabalhadores domésticos.
O segundo grupo mais expressivo é formado por trabalhadores por conta própria: 33,6%, sendo que 85,2% deles não possuem registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Por grupamento de atividade, os trabalhadores do setor agropecuário representaram 21,5% (160 mil) das 743 mil pessoas ocupadas em Rondônia; os trabalhadores do comércio corresponderam a 19,6% (146 mil) e 17,2% (128 mil) desempenhavam suas atividades na administração pública.
A PNAD Contínua aponta ainda que, das pessoas ocupadas em Rondônia, 5,2% estavam subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas. Também mostrou que o número de desalentados (33 mil) permaneceu estável em relação ao último trimestre de 2020.
Assim como a taxa de desocupação, a taxa de informalidade manteve-se estável em Rondônia, com índice de 49,8%, sendo a décima maior taxa no ranking brasileiro e a terceira da Região Norte.
Coleta por telefone
Desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020, o IBGE tem feito a coleta de informações das pesquisas por telefone. O chefe da Unidade Estadual do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato, explica que quando o domicílio é selecionado na amostra, é entregue uma carta informando sobre a pesquisa, dados do(a) pesquisador(a) e com todos os números telefônicos para checagem sobre a veracidade da coleta. Além disso, é possível verificar a identidade do servidor por meio do site: www.respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.

IBGE

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Mundo

Atualmente, é comum que navegadores de internet como o Google Chrome ou o Safari já venham de fábrica instalados diretamente nos sistemas operacionais. Porém,...