Economia Mundo

Tempo é dinheiro: os negociantes de poltrona de bloqueio

Às 7 horas da manhã de sexta-feira, Dean d’Arco, 31, gerente de uma loja de telefones de Belfast, Irlanda do Norte, fez logon em seu último dia como negociador de bolsa de valores 24 horas por dia.

Durante quase três meses sob licença de coronavírus, ele foi um dentre um número crescente de apostadores presos em casa, usando seu tempo livre para montar uma bolsa de valores que se recuperava após uma queda gigante em março.

À medida que o bloqueio aumenta, d’Arco agora está voltando ao trabalho, mas ele não planeja abrir mão de seu interesse recém-encontrado nos mercados financeiros.

“Isso me deu uma rotina, um motivo para sair da cama de manhã”, disse d’Arco sobre seu tempo de folga, acrescentando que seu novo hobby também era uma atividade social bem-vinda.

Junto com seu amigo Damian McVeigh, 31, o par gastava mais de 70 horas por semana em aplicativos de negociação, apostando uma parte substancial de suas economias no processo, apesar de nenhum deles ter experiência anterior nos mercados financeiros.

“Eu só brinco com economias que posso perder e fiz um bom retorno e não me arrependo”, disse McVeigh, que é um inspetor de quantidade por profissão.

Em todo o mundo, os corretores de varejo online estão crescendo este ano, com o aplicativo global eToro aumentando a abertura de novas contas em 400%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os clientes da EToro investiram US $ 300 bilhões no primeiro trimestre, parte de uma onda global de atividades nas plataformas de comércio varejista que tiveram um papel no recente rali do mercado de ações.

“Começamos a ver níveis recordes de atividade quando a pandemia de coronavírus começou”, disse Johanna Kull, economista do aplicativo de comércio sueco Avanza.

“Os ganhos do mercado de ações foram liderados principalmente por estímulos do governo e do banco central, mas o aumento da atividade de comércio varejista elevou os preços e causou volatilidade em ações específicas de pequena capitalização”, disse ela.

McVeigh disse que investiu cerca de 5.000 libras (US $ 6.300) e obteve um lucro de 20% ao negociar cerca de 80 empresas e commodities, como o petróleo.

Um bate-papo em grupo do WhatsApp criado para planejar um feriado cancelado tornou-se um fórum ativo de discussão no mercado de ações quando McVeigh começou a falar sobre a situação de seu ex-empregador, uma empresa listada na qual ele tinha participação de funcionários.

Alimentados pelos pacotes de estímulo, os índices de negociação subiram bastante desde março, com o Nasdaq na semana passada superando brevemente a marca de 10.000 pela primeira vez.

Há duas semanas, uma enxurrada de atividades foi visto em ser-falência em breve-a-stocks falidas ou com Hertz ( HTZ.N ), Chesapeake ( CHK.N ), Whiting ( WLL.N ) e JC Penney subindo 300% para 500 % antes de recuar um pouco, deixando traders experientes coçando a cabeça.

“Parece apostar quando se trata de empresas em dificuldades”, disse McVeigh, que comprou ações da Valaris, uma empresa da qual ele não espera sobreviver, mas ainda assim o lucrou.

O par diz que, em geral, comprar ações parece diferente do jogo porque não é uma proposta de ganhar ou perder, como apostar no resultado de uma partida de futebol.

Mais recentemente, a ansiedade por uma segunda onda de infecções por coronavírus atingiu os mercados, com o S&P 500 na semana passada sofrendo seu pior declínio semanal desde 20 de março.

“Eu não fui muito pego pelo grande mergulho. Tirei a maior parte do meu capital quando algumas ações subiram além do nível pré-pandêmico, pois isso me pareceu antinatural ”, disse McVeigh, acrescentando que desejava ter retirado todos os seus fundos.

Os dois disseram que será impossível negociar com tanta intensidade quando voltarem ao trabalho, por isso planejam mudar sua estratégia de negociação para se concentrar em ações de longo prazo.

“Do jeito que as coisas estão agora, se você tirar os olhos dela por um momento, poderá perder muito dinheiro”, disse McVeigh, acrescentando: “Mas eu não vou parar, eu gosto demais.”

D’Arco disse que planeja comprar em empresas de tecnologia inovadoras, aquelas que ele chama de “futuras mudanças no jogo”.

McVeigh, o par mais pragmático, disse: “Espero que ocorra um acidente em breve. Planejo pegar ações subvalorizadas quando isso acontecer e mantê-las para ganho a longo prazo. ”

Por Reuters