Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Trump receberá reis da Espanha em visita de Estado em abril

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá o rei Felipe VI da Espanha e a rainha Letizia na Casa Branca no dia 21 de abril, encontro que marcará a terceira visita de Estado organizada pelo mandatário americano desde que chegou ao poder, há mais de três anos.

“A visita permitirá celebrar a amizade entre os dois países e a nossa história comum, e reafirmar os nossos compromissos para enfrentarmos juntos os desafios globais de hoje em dia”, comunicou a Casa Branca nesta terça-feira.

Até agora, Trump organizou apenas duas visitas de Estado: para o presidente da França, Emmanuel Macron, em abril de 2018, e para o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, em setembro do ano passado.

A primeira-dama americana, Melania Trump, terá um papel importante na organização do encontro, que tradicionalmente inclui um jantar elegante na Casa Branca.

Esta não será a primeira reunião entre Trump e os reis da Espanha. O presidente já recebeu ambos na Casa Branca em junho de 2018, para uma reunião que durou cerca de uma hora e 15 minutos.

Naquela ocasião, Trump transmitiu ao rei Felipe o desejo de visitar a Espanha e descreveu a relação comercial e de defesa entre os dois países como “excelente”.

“A nossa relação tem sido extraordinária há muitos anos, e penso que especialmente agora. Temos uma excelente relação comercial, e também a relação militar, praticamente tudo o que você poderia ter. Então, nós amamos a Espanha”, comentou Trump na época.

As medidas protecionistas de Trump semearam desconforto na União Europeia (UE) e, consequentemente, na Espanha, embora a Casa Branca não tenha deixado claro se o comércio estará na agenda.

Em outubro, Trump impôs US$ 7,5 bilhões em tarifas à UE, afetando principalmente Espanha, Alemanha, França e Reino Unido, após uma decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) a favor dos EUA sobre subsídios ilegais recebidos pela fabricante europeia Airbus.

E em janeiro deste ano, Trump ameaçou novamente impor tarifas sobre veículos e outros produtos importados da UE, um aviso que tem usado regularmente para pressionar o bloco europeu a negociar condições comerciais mais favoráveis aos EUA. EFE

Fonte – EFE – Washington – llb/vnm

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Brasil

Falta de matéria-prima importada ameaça fabricação de imunizantes contra a covid no país. IFA que chegaria esta semana para o Butantan só desembarca na...