Destaques Rondônia Sem categoria

Últimas informações do coronavírus no Estado de Rondônia

Na manhã desta quarta-feira (15), o secretário Fernando Máximo, informou através de uma coletiva de imprensa que  informou que subiu para 50 o número de casos confirmados de Coronavírus em Porto Velho. Em todo o Estado, os casos chegaram a 70 confirmados, e até pela manhã haviam  27 pessoas aguardando o resultado do exame de Coronavírus.

No fim da tarde desta quarta – feira (15), foram informados mais três novos casos, contabilizando 73 casos confirmados para Covid-19, nas seguintes localidades: 52 em Porto Velho; sete em Ariquemes; três em Rolim de Moura; seis em Ouro Preto do Oeste; três em Ji-Paraná, um em Jaru; e um em Vilhena.

Na entrevista desta terça-feira (14), o secretário disse que não vai revelar os nomes das pessoas que participaram das duas festas, na qual várias pessoas foram infectadas com a doença. O secretário deixou claro que não é permitido divulgar nomes de pacientes pela discricionalidade do paciente para que não sofra retalhação por estar com coronavírus, e que ainda aguarda o resultado de exames de muitas pessoas que estavam na festa e que nos próximos dias haverá o resultado.

Após as suspensão das aulas em Rondônia, cerca de 197 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino estão sem acesso à merenda ofertada pelas escolas, sendo um agravo para famílias de baixa renda, que em muitos momentos chega a ser a única refeição adequada de alguns estudantes.

Pensando nesta realidade, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), informou que irá fornecer cartões-alimentação com tarja magnética para serem utilizados em supermercados, padarias, açougue e hortifrútis no Estado, sendo “específicos para despesas alimentícias perecíveis e não perecíveis” como ajuda às famílias que possuem mais dificuldades de adquirir alimentação.

O projeto está em processo de implementação e ainda não teve data de início divulgada, mas a Seduc já abriu chamamento público para contratação de uma empresa especializada na prestação, administração, gerenciamento e fornecimento dos cartões-merenda.

PORTO VELHO

O Prefeito Hildon Chaves, através de 16.629/20, a liberação gradual do comércio da cidade de Porto Velho.

Confira dos detalhes da liberação aqui.

O atendimento médico do Hospital Cosme e Damião alterou os atendimentos às crianças que chegarem para consultas médicas, na capital.

Todos os pacientes devem passar antes por triagem em tendas montadas em frente à unidade de saúde coma a finalidade de identificar suspeitos de coronavírus. Uma ala do hospital foi separada para pacientes com suspeita ou confirmação da doença.

Após a confirmação de coronavírus da funcionária da Agência da Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira (14), o local foi fechado. A solicitação foi do Sindicato dos Bancários de Rondônia que informou que ao ter conhecimento do caso fez uma manifestação em frente a unidade.

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) recebeu esta semana a doação de 50 unidades de protetores faciais produzidos com plástico do tipo acetato transparentes. A iniciativa busca ajudar a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) para combater a Covid -19.

ARIQUEMES

Segundo a Secretária Municipal de Saúde de Ariquemes, o município possui atualmente 90 casos de Covid-19 sob investigação, além de 34 pacientes em isolamento domiciliar aguardando resultado de exame para comprovar ou descartar a doença.

No total, a cidade de Ariquemes possui  7 casos confirmados de coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná confirmou nesta quarta-feira (15) o terceiro paciente do coronavírus no município. Trata-se de um idoso de 60 anos, morador da cidade. O homem é irmão de uma senhora de 63 anos, que morreu com suspeita da doença enquanto era transferida para uma unidade de saúde em Cacoal.

A cidade de Ji – Parana estará realizando a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe nesta quinta-feira (16). Serão imunizados nesta fase profissionais que atuam com segurança, adolescentes sob medidas socioeducativas, portadores de doenças crônicas, entre outros.

Segundo a prefeitura, a campanha segue até o dia 8 de maio e cerca de 3,8 mil pessoas devem ser vacinadas. Para a imunização, basta se dirigir a uma unidade básica de saúde e apresentar documento de identificação, carteira profissional ou prescrição médica.

Os idosos que não foram imunizados ainda podem procurar unidades de saúde para receber a dose.

A próxima etapa da campanha está prevista para iniciar no final de maio, e deve abranger crianças, gestantes e adultos de 55 a 59 anos.

CACOAL

Uma idosa de 63 anos morreu dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel que seguia para Cacoal  na noite de terça-feira (14). O caso é tratado como suspeita do novo coronavírus e H1N1, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná.

 A Idosa de 63  que morreu com suspeita da Covid-19 era da cidade de Ji-Paraná

VILHENA

A Prefeitura de Vilhena decidiu prorrogar o vencimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A medida é para tentar minimizar o impacto econômico na cidade causado pela pandemia do novo coronavírus.