Destaques Rondônia

Últimas informações sobre coronavírus no Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) confirmou no início da noite desta terça – feira (07) mais cinco casos do novo coronavírus em Rondônia, aumentando o total para 23 no estado.

De acordo com a pasta, agora são:

  • 19 casos confirmados em Porto Velho;
  • 1 em Jaru;
  • 1 em Ji-Paraná;
  • 1 em Rolim de Moura e;
  • 1 em Vilhena.

O secretário de Estado de Saúde, Fernando Máximo, informou na manhã de ontem (07), que os kits usados no Laboratório Central de Rondônia (Lacen) a realização de exames do coronavírus em pacientes suspeitos acabaram, porém, uma nova remessa deve chegar ainda esta semana.

O secretário justificou que a falta dos testes se deve ao número reduzido de material no mercado em todo o mundo. Atualmente, 18 amostras aguardam análise no Lacen.

PORTO VELHO

Na manhã desta quarta – feira (08), um taxista de 65 anos, que morava na Rua Uruguai, no Bairro Nova Porto Velho, foi encontrado morto por um amigo. Segundo relatos de vizinhos, o homem, identificado como “Leão” estava com sintomas de Coronavírus, teria feito exame e iria buscar o resultado nesta manhã.

A PM e o Samu foram acionados e isolaram a área. Um médico alertou os policiais militares para que não chegassem próximo ao corpo, por haver suspeitas que a vítima morreu com Coronavírus. Os militares entraram na viatura, não mais saíram e acionaram o IML.

Áudios apresentados a jornalistas pelo dono do táxi em que o idoso trabalhava, revelam que o homem ficou internado por um dia e estava preocupado com os sintomas. Ele disse também que um médico relatou a ele que seu pulmão não estava bem. Na última conversa “Leão” fala que iria pra casa. “Estou com febre de novo e vou pra casa”.

ARIQUEMES

Na tarde desta terça-feira (07), foi derrubada a liminar que determinava a suspensão do decreto da prefeitura de Ariquemes (RO) que permitia a reabertura de parte do comércio da cidade. A decisão é do juiz de direito Alex Balmant, da 4ª Vara Cível de Ariquemes, atendendo a recurso do prefeito Thiago Flores. O decreto é válido até o fim desta semana.

Enquanto o comércio é flexibilizado, na cidade, um primeiro paciente com suspeita de Covid-19 é internado em Ariquemes. Trata-se de um homem, de 57 anos, está no hospital montado na cidade para o tratamento do novo coronavírus. Ele tem histórico recente de viagem para São Paulo e Manaus, cidades com grandes incidências da doença. Amostras foram coletadas e o paciente aguarda o resultado do exame.

BURITIS

Na madrugada desta quarta – feira (08), na cidade de Buritis, foi realizada uma desinfecção de diversos espaços públicos da cidade. A Prefeitura escolheu os locais com maior movimentação de pessoas, como ruas, hospitais, terminal rodoviário e feiras livres, e a limpeza será feita uma vez por semana..

Em Buritis, não há casos confirmados do novo coronavírus.

Para o trabalho de desinfecção, foi utilizado um caminhão-pipa, com uma solução concentrada de água e cloro.

OURO PRETO

A cidade de Ouro Preto do Oeste, criou um pronto socorro para atender pacientes com sintomas de Covid-19. A unidade funcionará no Hospital Municipal da cidade e deve atender somente pacientes em estados moderado e grave.

Segundo a prefeitura de Ouro Preto, os pacientes que apresentarem sintomas do coronavírus como tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar, devem entrar em contato com o comitê gestor pelo telefone (69) 9 9913-2885.

Durante contato telefônico sera feita uma triagem para dividir os pacientes com sintomas leves, dos moderados e graves.

CACOAL

A prefeitura de Cacoal voltou a restringir a atividade comercial na cidade após decisão do decreto do Estado e recomendação do Ministério Público. Até o dia 11 de abril poderão funcionar na cidade apenas alguns estabelecimentos, considerados essenciais.