Capital Rondônia

Último dia de vacinação para grávidas, puérperas e crianças é nesta sexta-feira

A vacina de proteção contra a Influenza B, H1N1 e H2N2 está disponível em todas as unidades de saúde, das 8h às 18h

A Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretária Municipal de Saúde (Semusa) alerta as gestantes, puérperas e pais de crianças entre seis meses a seis anos para o prazo de encerramento da terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, nesta sexta-feira (10).

A vacina de proteção contra a Influenza B, H1N1 e H2N2 está disponível em todas as unidades de saúde, das 8h às 18h. Vale ressaltar que a imunização é importante para reduzir complicações respiratórias, internações e mortes.

Segundo a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, esta é oficialmente a última oportunidade para que o público da terceira etapa seja imunizado, pois não há garantia de prorrogação nem de sobras de doses para o público em geral, devido ao aumento da procura registrado nessa última semana de campanha.

“A vacina protege contra as complicações da gripe. E neste momento, com a possibilidade de mais um surto de uma nova gripe, é muito importante que as pessoas dos grupos vulneráveis busquem a imunização, principalmente as crianças”, alerta Elizeth Gomes.

Em Porto Velho, segundo o departamento de Imunização, até o fim de junho as crianças vacinadas somaram aproximadamente 11.396(27%), as gestantes 2.167 (33%) e puérperas 1.062 (28%). Além disso, adultos entre 55 e 59 anos, que também estão inseridos nesta fase, atingiram 5.899 (42%) pessoas vacinadas.

ORGULHO DO MADEIRA

Para atingir um maior número de pessoas e contemplar o grupo prioritário desta etapa, a Semusa realizou uma ação de vacinação no Residencial Orgulho do Madeira, na quinta-feira. Foram distribuídas 200 senhas entre grávidas, puérperas e crianças a partir de seis meses a menores de seis anos.

A vacinação de rotina, aquela que protege os pequenos contra outras doenças, também chegou a ser aplicada, porém para evitar aglomerações, já que é um trabalho demorado, foi suspensa. A vacinação de rotina será realizada novamente no local após o encerramento da campanha da gripe.

Comdecom