Almanaque | Humberto Oliveira

Humberto Oliveira nasceu em Fortaleza/Ceará, há 55 anos, mas há mais de 20 é rondoniense de coração. Jornalista formado pela Faro, mas um escrevinhador desde os 13, colecionador de filmes, livros e cds, cinéfilo desde os 5 anos de idade quando foi ao cinema pela primeira vez (o filme Branca de Neve e os 7 anões), no grandioso Cine São Luiz. Fã de Ruy Castro, Nelson Rodrigues, Woody Allen, Martin Scorsese,Nelson Pereira dos Santos, cinema noir e música brasileira. Apaixonado por cinema já ministrou cursos de roteiro e História do cinema. Participou de cinco edições do Fest Cine Amazônia, como assessor de imprensa, duas vezes na seleção de filmes, presidente de júri e jurado. Admirador e conhecedor do dramaturgo Nelson Rodrigues ministrou palestras sobre a vida e a obra deste genial autor. É casado, tem três filhos e escreve poemas em homenagem aos amigos e pessoas que admira. Seu filme predileto é O Poderoso Chefão (a trilogia). Ama filmes clássicos, mas não deixa de assistir a maioria das produções em cartaz. Também aprecia o teatro e um bom papo.
CulturaFilmes

Uma coleção que merece todos os aplausos

Uma coleção de livros que celebra com muito orgulho cultura da arte audiovisual.

Lançada há mais de dez anos, a coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de São Paulo, publicou mais de 260 títulos divididos entre biografias de atores, atrizes, diretores e autores de cinema, teatro e televisão, história da televisão brasileira, edições especiais, roteiros, música e também crítica teatral e cinematográfica. Livros com ótimo acabamento, baixo custo e escritos por biógrafos, jornalistas ou pelos próprios biografados, todos narrados em primeira pessoa, com muitas informações das carreiras de grandes nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Beatriz Seagal, Imara Reis, Tônia Carreiro; atores como Tony Ramos, Fúlvio Stefanini, Rolando Boldrin. Autores de televisão e teatro, dentre eles, Walter George Durst, Geraldo Vietri, José Renato, Bráulio Pedroso. Roteiros de filmes nacionais, Bens confiscados, Leila Diniz, Salve geral e tantos outros títulos. Os cineastas também ganharam destaque, por exemplo, Carla Camurati, Ugo Giorgetti, Carlos Reichembach, Carlos Coimbra. Biografias de músicos, compositores e intérpretes integram a coleção. Apenas para citar alguns, destacamos a do Quarteto em Cy, Johnny Alf, Jair Rodrigues, Inezita Barroso, Wagner Tiso e muitos mais.

Pena que as publicações foram encerradas e novos títulos não foram mais lançados. Realmente uma pena. Ainda bem que temos tantos títulos à venda e o que é melhor, Todos os livros estão disponíveis para download em PDF, no site da editora. Somente não lê quem não quer.

Bravo! Viva a coleção Aplauso.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios