Capital Destaques

UPA LESTE – Pacientes reclamam da falta de atendimento na noite desta terça – feira

Foto: Reprodução
Above

Durante a noite desta terça-feira (14), diversos pacientes da Unidade Pronto Atendimento da Zona Leste, localizada na Av. Mamoré, foram dispensados da unidade por falta de médicos na unidade.

Segundo informações, diversas pessoas, incluindo crianças, aguardavam por horas o atendimento na UPA, e por falta de médicos, os pacientes classificados como atendimento não prioritário (verde e amarelo), foram dispensados, havendo suporte somente para os pacientes prioritários, classificados com a ficha vermelha.

Conforme relatos, os servidores dispensaram os pacientes para suas respectivas casas avisando que não haveria atendimento médico.

As Unidades de Pronto Atendimento no município de Porto Velho são uma rede organizada que atendem demandas de saúde de média complexidade, responsáveis em atender as pessoas que chegam na unidade com a atenção básica e a hospitalar. É um serviço essencial e que fica localizado estrategicamente para atender determinada região, principalmente as mais distantes da área central do município, como é o caso das UPA’s da Leste e Sul.

No entanto desde novembro do ano passado, o registro da falta de médico nessas unidades tem sido constante.

Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou sobre o ocorrido. Segundo o órgão, a UPA da Zona Leste havia três médicos de plantão, na noite desta terça-feira, entretanto, duas médicas, umas delas gestante, necessitaram ausentar-se apresentando atestado, ficando excepcionalmente um médico na unidade.

A Semusa ainda informou que pacientes desta unidade foram orientados a dirigir-se para a UPA da Zona Sul, esta estava com médicos suficientes para atender os munícipes que fossem até a unidade necessitando de atendimento. A assessoria do órgão ainda pontuou que a Prefeitura Municipal está agilizando a contratação emergencial de novos médicos para poder atender a população e que situações como esta seja evitada, que  muitos servidores emergenciais já tomaram posse e estão sendo direcionadas às unidades de atendimento.

Below