Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.
ESG
Invest
Guias de Conteúdo
Eventos Exame
Canais Especiais
Energia renovável: “Este é mais um importante passo no projeto de geração distribuída da Vivo", diz diretor da Vivo (Vivo/Reprodução)
Repórter de ESG
Publicado em 8 de junho de 2023 às 08h00.
Última atualização em 12 de junho de 2023 às 10h17.
A operação da empresa de telecomunicações Vivo na região de Rolim de Moura, no estado de Rondônia, será abastecida por meio da geração de energia solar distribuída de dois megawatts-pico (MWp). Isto é o equivalente 2 mil residências abastecidas. A operação comercial da usina solar, construída pela empresa especializada em transição energética Helexia, teve início em junho de 2023.
“Este é mais um importante passo no projeto de geração distribuída da Vivo, que prevê a instalação de usinas de fontes solar, hídrica e de biogás, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e diversificação da matriz energética em diferentes regiões do país”, revela Caio Guimarães, diretor de patrimônio, logística e compras da Vivo.
O parque solar construído pela Helexia em Rolim de Moura conta com a previsão de ampliação da capacidade instalada em 50% – dessa forma, o empreendimento passará a produzir um total de três MWp, sendo que um MWp será dedicado ao atendimento de outra empresa. A área para a construção já está pronta e as obras estão previstas para os próximos meses.
Além disso, a energia produzida será inserida no Sistema Nacional Integrado (SIN) e será transformada em créditos para a Vivo. Em março, a Helexia finalizou obras de usinas em Paranaíba, no Mato Grosso do Sul. Já em abril, a companhia entregou três usinas para a Vivo, localizadas no estado do Paraná. Assim, a empresa atinge a marca de 25,3 MWp em operação comercial dos contratos com a Vivo.
Sem velas ou motor, trio vai remar 1.500 quilômetros durante três semanas e alertar para o descarte de lixo; segundo a ONU, o plástico representa 85% dos descartes marinhos
Enquanto governo do Amazonas se prepara para mais efeitos das mudanças climáticas, parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento deve reassentar 1.061 famílias de áreas de risco ainda esse ano
Conheça os pilares do Environmental, Social and Governance (ESG) e entenda como essas três letras estão transformando o capitalismo no mundo
EUA lidera a produção, Indonésia fica no pódio; zona do euro, como região, concentra terceiro maior volume
01
02
03
exame no whatsapp
Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp
Em cases de sucesso e em entrevistas com líderes ESG.
E-mail inválido
ESG
Leave feedback about this