Início Destaques USINAS – Porto Velho deve entrar no rol de cidades que podem...

USINAS – Porto Velho deve entrar no rol de cidades que podem receber compensação financeira maior

Os municípios sedes de hidrelétricas passaram a ter direito, desde maio, a uma parcela 2,6 vezes maior dos recursos da Compensação Financeira

Os municípios sedes de hidrelétricas e os que têm áreas alagadas por conta de usinas passaram a ter direito, desde maio, a uma parcela 2,6 vezes maior dos recursos da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos.

Porto Velho conta hoje com duas usinas, a Santo Antônio e Jirau.

Essa compensação corresponde a 6,75% do valor da energia produzida e a estimativa da Agência Nacional de Águas (ANA) é que será de cerca de R$ 450 milhões por ano. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) explicou que 727 cidades, em 21 estados, que somam 42 milhões de habitantes serão beneficiadas com a nova lei.

“A partir de agora os municípios alagados ou que são sedes de usinas hidrelétricas passam a ter direito de 65% da compensação financeira”, complementou a senadora

A lei sancionada em maio reduziu de 40% para 25% o percentual da arrecadação destinados aos Estados onde há municípios com áreas alagadas e aumentou de 25% para 65% a parte que vai diretamente as cidades nessa situação.

Fonte: Da Redação (Com informações da Agência Senado)