Connect with us

Olá, tudo bem? O que você está pesquisando?

Capital

Vacinação contra a covid-19 para adolescentes sem comorbidades é retomada em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho retomou, por hora, a vacinação regular contra a covid-19 para adolescentes com idades entre 12 e 17 anos sem comorbidades. A aplicação é para primeira e segunda dose do imunizante Pfizer/BioNTech. A informação foi comunicada pelo prefeito Hildon Chaves, no final da manhã desta sexta-feira (17).

“Há possibilidade de uma proibição mais incisiva por parte do Ministério da Saúde e não poderíamos entrar em rota de colisão. Mas, neste momento, de forma abrupta, não vamos suspender, enquanto aguardamos o trâmite dessa questão até a semana que vem”, declarou o prefeito.

ESTOQUE SUFICIENTE

Na última quarta-feira (15), o Governo Federal divulgou uma nota informativa orientando que a vacinação nesse grupo etário seja restrita a três perfis específicos: adolescentes com deficiência permanente, com comorbidades e os privados de liberdade.

No entanto, a Prefeitura da capital decidiu, nesta sexta-feira (17), manter a vacinação de todos os adolescentes dessa faixa etária, uma vez que possui estoque suficiente da vacina Pfizer/BioNTech para atender ao grupo.

Vacinação dos adolescentes segue ocorrendo em três pontos da cidade

Vacinação dos adolescentes segue ocorrendo em três pontos da cidade

Ainda segundo o prefeito, os posicionamentos de órgãos e entidades em saúde sustentam a manutenção da vacinação desse público.

“As principais autoridades em saúde no Brasil, como a Anvisa, Conas, Conasems e a Sociedade Brasileira de Imunologia respaldam o processo de vacinação desses adolescentes, logo, seria ilógico a não aplicação da segunda dose nos adolescentes que já receberam a primeira aplicação. Seria como jogar vacinas fora”, afirmou o prefeito.

Uma reunião entre o Governo do Estado e os municípios, que trataria do assunto, estava prevista para acontecer na última quinta-feira (16), foi cancelada.

Segundo a gerente municipal de imunização, a suspensão da vacinação dos adolescentes poderia comprometer o estoque de doses da Pfizer/BioNTech, diante das particularidades de armazenamento desse imunizante.

“Essa vacina precisa ser conservada em temperaturas abaixo de zero, portanto, a suspensão da aplicação nos adolescentes em geral poderia pôr em risco a vida útil desse imunizante, uma vez que também sofremos com a baixa procura do público 18+”, explica Elizeth Gomes.

A vacinação dos adolescentes segue ocorrendo em três pontos da cidade.

Local: Faculdade Fimca, zona sul
Endereço: Rua das Araras, bairro Eldorado
Horário: das 9h às 16h – até sexta-feira (17)
Público: 12+ com cadastro no SASI

Local: IG Shopping, zona leste
Endereço: Avenida Amazonas com rua José Amador dos Reis
Horário: das 14h às 18h – até sábado (18)
Serviço: Aplicação da primeira e segunda dose e dose de reforço para o público 70+ e imunossuprimidos.

Local: Porto Velho Shopping
Endereço: Avenida Pref. Chiquilito Erse com avenida Calama
Horário: das 14h às 21h. – até sábado (18)
Serviço: Aplicação da primeira e segunda dose e dose de reforço para o público 70+ e imunossuprimidos.

 

Assessoria

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Destaques

Em 13 de setembro de 1943, foi criado o Território Federal do Guaporé, pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. A política do Estado...