Capital Rondônia

Vacinação contra Sarampo termina na segunda-feira

Pessoas dos 20 aos 49 anos devem procurar uma unidade de saúde perto de casa para a imunização

Termina na próxima segunda-feira (31) a Campanha Nacional contra o Sarampo para pessoas dos 20 aos 49 anos. Em Porto Velho são cerca de 260 mil pessoas nesta faixa etária e até o momento cerca de 20% procuraram as unidades de saúde em busca de imunização contra a doença.

O sarampo é uma doença viral que também tem grande potencial de transmissão através do contato de gotículas suspensas no ar, saliva e contatos físicos como abraço ou aperto de mão. Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) registrou 37 casos suspeitos e um confirmado em 2018 e dez suspeitos em 2019.

Segundo a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, todas as unidades de saúde estão preparadas e possuem doses suficientes para atender esse público. “As pessoas devem levar cartão do SUS, carteira de vacina e respeitar as regras de distanciamento e uso de máscaras”.

Vacinação Morar Melhor

Equipes de Imunização da Semusa estão executando uma ação de vacinação, nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), para os moradores do residencial Morar Melhor, localizado no bairro Aeroclube em Porto Velho. Serão ofertadas vacinas contra a gripe, sarampo e todas as de rotina da criança.

Cristal da Calama

Ação semelhante ocorreu no residencial Cristal da Calama, nos dias 18 a 20 de agosto. Foram aplicadas 440 doses de vacina de rotina para crianças, 74 doses contra o sarampo e 213 contra a gripe.

ACWY

Já está disponível em todas as unidades de saúde a vacina ACWY para crianças de 11 e 12 anos, como proteção contra a meningite. A vacina meningocócica conjugada quadrivalente foi incorporada ao esquema de vacinação do SUS esse ano e entrou no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina meningo ACWY protege contra a meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Comdecom