A Prefeitura de Vilhena através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), informou para a população tomar cuidado com a infestação de caramujos na cidade, como também na captura destes animais. O setor de endemias da Prefeitura têm recebido pelo menos 10 denúncias por semana de locais com infestação de caramujos.
A orientação é que os caramujos não devem ser jogados em rios ou lixos, para evitar a infestação desses lugares. Também não é recomendado pisar nos caramujos ou usar venenos, pois a forma mais eficiente de eliminá-los é com sal ou cal em um ambiente controlado pelas equipes da prefeitura.
Para isso, as equipes disponibilizaram o telefone: 3321-4667 para a população acionar os responsáveis pela coleta.
Nos casos de terrenos baldios, eles entram em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) para localizar o proprietário, quando não encontram a Prefeitura diz que faz a limpeza do terreno e cobra a multa diretamente no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
Se algum morador, utilizando luvas ou uma pá, consiga capturar com segurança os caramujos da sua propriedade, a recomendação é levar os animais até o posto de saúde mais próximo para que a prefeitura realize a incineração.
