Xi Jinping anuncia apoio militar chinês à luta contra o terrorismo na África | O Rondoniense %
Mundo

Xi Jinping anuncia apoio militar chinês à luta contra o terrorismo na África

O Rondoniense Xi Jinping anuncia apoio militar chinês à luta contra o terrorismo na África
O Rondoniense Xi Jinping anuncia apoio militar chinês à luta contra o terrorismo na África
Above

O presidente da China, Xi Jinping, anunciou nesta segunda-feira perante os principais líderes reunidos no Fórum de Cooperação África-China que seu país apoiará os países do continente africano na luta contra o terrorismo nas regiões mais atingidas por grupos violentos.

“Daremos ajuda militar à União Africana, e apoiaremos as partes da região do Sahel e dos Golfos de Áden e Guiné para que mantenham a segurança e combatam o terrorismo nessas áreas”, apontou o mandatário comunista na inauguração do Fórum de Cooperação África-China (FOCAC) em Pequim.

Xi também garantiu que seu país também seguirá apoiando o combate à pirataria, que durante anos afetou sobretudo as águas próximas à Somália, e o estalebecimento de um fundo para impulsionar a cooperação em matéria de missões de paz e manter a ordem.

A segurança é um dos oito pontos em que Xi prometeu aumentar a cooperação com a África (outras foram comércia, saúde, meio ambiente ou luta contra a mudança climática), e a tal fim anunciou uma ajuda adicional de US$ 60 bilhões desde Pequim ao continente africano.

Dezenas de chefes de Estado e de Governo participam no Grande Palácio do Povo, a sede do legislativo chinês, à abertura do fórum FOCAC, que também conta com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

EFE Pequim

Below