Sem categoria

Irmãs empreendedoras se dedicam à comida saudável em Rondônia – G1

05/05/2016 15h28 – Atualizado em 05/05/2016 15h44
Marco BernardiDo G1 RO
Em meio à crise econômica atual, muitas pessoas investem em uma atividade alternativa para aumentar a renda. Em alguns casos, esse trabalho se torna maior do que a profissão inicial. Foi o que aconteceu com as irmãs Vanessa e Adriane Teixeira. Elas decidiram investir na produção de comida saudável e, com o tempo, deixaram suas profissões para se dedicar totalmente ao projeto. Histórias como essa servem como foco para a 8ª Semana do Micro Empreendedor Individual (MEI), iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que acontece em Rondônia durante esta semana.
Vanessa conta que a ideia partiu do seu estilo de vida. Ela já consumia os produtos da cozinha funcional e começou a receber pedidos de amigas. Afirma que fazia boa parte dessas comidas para consumir na própria dieta e muitas conhecidas foram, cada vez mais, pedindo as receitas.
Como ponta pé inicial, as duas irmãs investiram cerca de R$ 500, cada. Isso foi em março de 2015 e, com apenas uma semana, obtiveram o retorno do investimento inicial, fator que empolgou as irmãs, que alinhavam suas profissões com a cozinha. “Em um dia, assamos 12 bolos usando apenas dois fornos. A gente se desdobrava para conseguir produzir”, explica Vanessa.
Foi então que ela teve a ideia de produzir bolos livres de lactose e glúten, além de vendê-los para um grupo de amigas e vizinhas que fizeram encomendas. Rapidamente os pedidos começaram a crescer e foi então que as irmãs decidiram investir seriamente na iniciativa. Elas participaram de um curso de cozinha funcional com a Fit Chef Thais Massafera.
“Hoje, a gente tem um cardápio bem mais amplo. Algumas nutricionistas nos procuraram para fazer uma parceria, para que a gente começasse a fazer almoços e jantares para completar a dieta dos pacientes”, diz Adriane.
Desafio
O maior desafio delas era produzir alimentos que fossem saudáveis e nutritivos, mas que continuassem saborosos. “O brigadeiro foi a comida mais difícil que nós fizemos. Testamos mais de dez receitas para reproduzir o doce sem usar leite condensado e açúcar branco”, conta Adriane.
Cerca de um ano depois, as duas decidiram se dedicar totalmente ao novo investimento. Adriane mantinha uma empresa de uniformes. Hoje, passou a administração da empresa para o esposo. Já Vanessa é fisioterapeuta e atuava na especialidade de tratamentos estéticos. Agora, decidiu vender todo o material da clínica onde atendia para investir na expansão do projeto da produção de comidas saudáveis.
Atualmente, as irmãs contam com um cardápio completo, com mais de 80 produtos, livres de glúten, lactose, corantes, conservantes e açucares artificiais, e que são adaptáveis a várias dietas. Elas pretendem expandir o projeto, criando em breve uma “Dieteria” em Ji-Paraná, ou seja, uma lanchonete que irá produzir e vender produtos artesanais para as mais diversas dietas.
Se depender da jornalista Mariana Camata, a futura “Dieteria” será cheia de clientes. Ela aderiu à comida funcional por causa da praticidade do serviço. “Eu sei que a comida delas é mais saudável do que uma alimentação em um restaurante, além de ter a opção de comer doces mais saudáveis. Dá para comer doces sem culpa”, brinca Mariana, cliente assídua das irmãs.
Semana do MEI
A 8ª Semana do Micro Empreendedor Individual (MEI) iniciou na segunda-feira (2) em todo o estado de Rondônia. A ação é realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento se encerra na próxima sexta-feira (6).
De acordo com o Sebrae, a ação é focada para os microempreendedores. Porém, interessados em saber sobre finanças e tudo que engloba o microempreendedorismo individual também podem participar.
A programação completa da 8ª Semana do Micro Empreendedor Individual pode ser conferida no site do Sebrae.
Municípios participantes
Os municípios que participam em Rondônia da semana são: Ariquemes, Cacoal, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena.
 

source

Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *