Durante as buscas pelo submarino, foram captados ruídos dois dias seguidos, e a operação foi reordenada em função desses sons. No entanto, após a descoberta dos destroços da embarcação, na quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos afirmou que esses barulhos não tinham relação com o submersível.
Pelos destroços, pode-se concluir que houve uma implosão do submarino e que as cinco pessoas a bordo morreram.
“Parece que não há nenhuma conexão entre os ruídos e a localização, no leito do mar, onde os destroços foram encontrados”, disse o almirante John Mauger, da Guarda Costeira.
A implosão deve ter gerado um som forte, disse a Guarda Costeira, e esse barulho não foi captado pelos navios e sonares que participavam da operação de resgate. Isso sugere que a implosão ocorreu antes do começo da operação.
“Som das batidas parecem não ter relação com o acidente”, disse John Mauger, porta-voz da Guarda Costeira dos EUA.
“Sonares não detectaram eventos catastróficos nas últimas 72h”, disse John Mauger, porta-voz da Guarda Costeira dos EUA.
Isso sugere que implosão do submarino aconteceu antes do início das buscas. No entanto, de acordo com as autoridades, ainda é cedo para tirar conclusões e mais informações são necessárias.
“Ainda é cedo para determinar quando a implosão aconteceu”, disse John Mauger, porta-voz da Guarda Costeira dos EUA
“Escombros são consistentes com a implosão do submarino”, disse John Mauger porta-voz da Guarda Costeira dos EUA
“Robôs submarinos continuarão na cena do acidente para investigações”, disse porta-voz da Guarda Costeira dos EUA
“Destroços são consistentes com a catastrófica perda da câmera de pressão [do submersível]”, disse porta-voz da Guarda Costeira dos EUA
“Destroços foram encontrados a 487 metros da proa do Titanic”, disse porta-voz da Guarda Costeira dos EUA
As vítimas do acidente são:
- Shahzada Dawood, empresário paquistanês;
- Suleman Dawood, filho do empresário paquistanês;
- Hamish Harding, um bilionário empresário e explorador britânico;
- Paul-Henry Nargeolet, um francês especialista em Titanic;
- Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate.